sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jogo Journey faliu os próprios desenvolvedores


         Ter seu jogo publicado hoje em dia é algo muito difícil, já pensou ter que convencer um monte de pessoas que seu jogo que nunca foi visto antes pode lhe render milhões? Se você acha difícil ter uma ideia milhonária, imagine o quão difícil pode ser lançar um jogo novo que ninguem nunca viu nem jogou e que pode acabar não vendendo nem o mínimo para que todos serviços envolvidos não acabem perdendo dinheiro. Nesta matéria iremos falar sobre Journey, um título novo e exclusivo para o PS3 que por infelicidade do destino, não vendeu bem e produzir o jogo foi tão difícil que o estúdio que desenvolveu o mesmo acabou falindo.
         A história contada por Jenova Chen conta que Journey teve na sua ideia de desenvolvimento, um gameplay que não só deixasse o jogador impressionado por seus cenários mas uma história que deixasse o jogador mergulhado em uma trama nunca vista antes na história dos games. Mas o desenvolvimento de journey não foi assim, depois de dois anos de desenvolvimento, o jogo ainda não se encontrava como os desenvolvedores gostariam, o jogo não estava acabado em sua percepção, eles podiam lançar o jogo como estava, mas ele ainda não tinha alcançado tudo que os desenvolvedores gostariam e foi assim que os mesmos acabaram pedindo mais um ano de desenvolvimento.
        Durante a época de teste, um dos "testers" comentou como o final do jogo acabou por lhe emocionar e apartir deste momento, os desenvolvedores resolveram ainda mais focar nos sentimentos que poderiam desenvolver em quem estaria jogando o jogo, dando ao jogo não só um foco em seus cenários e gameplay diferenciado, mas também. Infelizmente (ou não), mesmo após o terceiro ano, o jogo ainda não estava terminado para os desenvolvedores e a Sony não daria a eles mais dinheiro.

        Apartir deste momento Jenova Chen comenta que algumas pessoas acabaram trabalhando mesmo sem salário, que a aquela altura do campeonato, eles acabariam por usar o próprio dinheiro para ter certeza de que o jogo seria uma obra de arte e não algo inacabado. No final do desenvolvimento do jogo diversas coisas acabaram sendo mudadas graças ao tempo de desenvolvimento adicional que o jogo teve, Jenova Chen também comenta que durante os ultimos meses de desenvolvimento, o tempo de trabalho posto no jogo rendeu bem mais que durante os outros tempos de desenvolvimento e que foi nesse momento em que o jogo mais avançou e que depois do jogo ter sido terminado, 3 dos 25 testers que tiveram acesso ao jogo, choraram no final e foi assim que thatgamecompany foi declarada falida.
       Ainda que incrível, é triste ver de fato acontecer isso com qualquer franquia, mas este tipo de situação acaba se tornando cada vez mais frequente no mercado de games que funciona hoje em dia, a pouco tempo atrás tivemos o caso da THQ, estúdio de títulos populares que não deu mais conta, mas isso é texto para outro post.

0 comentários:

Postar um comentário