quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por que jogar Mass Effect?

      Não é novidade para ninguém que Mass Effect é uma das franquias de maior sucesso no cenário atual de games, e que em março de 2012 (se sobrar vida em nosso planeta) será lançado Mass Effect 3.  Além de prometer uma guerra  aqui na Terra, os produtores já anunciaram que não se trata de um ponto final para a franquia, mas apenas o fim da trilogia do famoso comandante Shepard.

      Em entrevista para o pessoal da arstechnica.com , Jesse Houston, produtor de ME3, conta que todas as pontas soltas serão resolvidas até o fim do jogo, e quando questionado sobre o final da trilogia e o gostinho de quero mais que todo o fã sente ao terminar, ele diz que os players não são fãs de Shepard e sua tripulação, mas sim do universo de Mass Effect que os rodeia e de tudo que pode acontecer em sua imensidão.
Pensando assim, acredito que logo teremos alguma surpresa sobre o futuro do universo em Mass Effect, e novas campanhas com novos personagens surgirão.


Agora, vamos para o que eu realmente queria comentar aqui: O que eu gosto em Mass Effect.


      Eu só comecei a jogar ME depois de ter saído o segundo título da série, e sinceramente, estava pouco curioso sobre o game, mas como sou fã de RPG’s, um dia resolvi testar o game e entender porque falavam tão bem sobre ele.
      De cara me surpreendeu, com menos de meia hora de jogo eu queria saber tudo o que estava acontecendo e por que estava acontecendo ali. Não se trata de uma história guiada e contada através de um jogo, Mass Effect vai além disso, e com as tomadas de decisões deixa claro que você executa um papel importante dentro da história, que suas escolhas refletem em tudo ao redor e é isso que nos faz entrar de cabeça e afundar no universo sem olhar pra trás ou parar para pegar fôlego! Aqui você é muito mais do que o cara que controla o personagem central na história, sem querer, você se deixa levar pelo clima tenso inicial, a trama, e acaba encarnando o personagem efetivamente.
      No início eu continuei jogando pela curiosidade, depois pela ação constante que o jogo te proporciona. Claro que temos partes mais “diplomáticas” da história como todo o bom RPG, mas quando chega a hora de sentar o dedo no gatilho, Mass Effect não deixa a desejar e pode muito bem satisfazer até a classe hardcore de gamers na minha humilde opinião... E por final, eu não aguentava mais ficar sem saber como as coisas iam acabar, queria saber o que ia acontecer ao final da história, tanto com o comandante Shepard quanto com a tripulação da Normandy.
      Enfim, com esse post eu queria apenas introduzir um pouco da idéia de imersão que Mass Effect é capaz de proporcionar. Não se trata de sentar em frente a TV, e zerar um novo jogo, trata-se de fazer parte de uma história e ver como ela vai se desenrolar até a conclusão, e o melhor: A história toma proporções épicas quando descobrimos quem são o Reapers e o que eles querem por lá, Shepard está no centro de tudo, e em suas mãos, o poder de tomar as decisões que mudarão o destino do Universo para sempre... Que venha Mass Effect 3!!!
PS.: Eu arrepiei quando Shepard é nomeado Spectre em ME 1 (o primeiro ser humano a ter o título!), apartir dalí eu vi que a coisa só ia ficar boa mesmo...


Na sequência temos o vídeo de gameplay do ME 3  apresentado durante a E3:



      Depois de rever esse vídeo e enxugar as lágrimas de emoção eu deixo a seguinte questão no ar:

       O que você mais gosta em Mass Effect ?

0 comentários:

Postar um comentário