terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que há de Zelda em Darksiders



Antes de começar a matéria quero resaltar algumas coisas, não estou dizendo que Darksiders é uma cópia de Zelda, nem que Zelda seja melhor, nem que essa é uma matéria para diminuir o jogo Darksiders, o objetivo da matéria é exatamente comparar o que os jogos tem em comum. Eu não tenho um Xbox360, nem um PS3 e nem um Pc que possa rodar o jogo, eu tenho um Wii. Alguns me rotulariam como Nintendista e de fato eu sou, mas resolvi testar Darksiders e gostei, então o post vai se partir da ideia de porque pessoas que gostam de jogos no estilo de Zelda, podem encontrar um lar também em plataformas que não sejam da Nintendo.


1.  Exploração
Começando com o ponto mais notável, os dois jogos se diferenciam completamente neste quesito, apesar de ser possível você voltar para onde estava em Darksiders no caso de ter esquecido algo, o jogo apresenta um caminho linear (de apenas uma direção). O mesmo aconteceu com Final Fantasy XIII e muitos fãs não gostaram do jogo por este quesito, porem o mesmo foi aceito em Darksiders muito bem.  Já em Zelda o mundo todo fica aberto a todo momento, quer dizer, conforme você avança no jogo mais areas ficam disponiveis.

 2. Dungeons
Como era de se esperar Darksiders utiliza o mesmo sistema que já vimos em varios jogos, todas as dungeons ou lugares em que você passa existem coisas que podem ser usadas para interação e aumentar a navegação do personagem no lugar, a dificuldade das dungeons é bem baixa, o que diferência o jogo um pouco é como as coisas novas que são obtidas durante as dungeons são usadas contra os bosses (assim como em Zelda). Não existe nenhuma técnica milenar nessa parte necessária para jogar Darksiders, qualquer pessoa que nunca jogou um jogo de ação consegue jogar Darksiders.



3. Combate/Gameplay
Apesar de não ser exatamente Gameplay, resolvi por ali. Assim como Zelda não é necessário nenhum conhecimento sobre jogos para jogar Darksiders, a coisa flui muito fácil e existem tutoriais durante o jogo que mantem o jogador atualizado com as possibilidades que novos item possam vir a adicionar. As lutas apesar de lentas são em grande parte bem divertida e não sei se foi só eu, mas apenas durante bosses eu tinha que ter mais cuidado, normalmente era só descer o dedo na espada que qualquer coisa na minha frente morria, salvo momentos em que era necessario esquivar, mais frequentemente em bosses. Seguindo a mesma formula de Zelda Twilight Princess (não lembro se ja tinha no Wind Waker), após alguns hits em um monstro você pode apertar um botão para executar o inimigo (o mesmo acontece em God of War).


4. Veredito
Darksiders reune o que existe de mais divertido em varias franquias por ai, eu apenas comparei a Zelda pois é um jogo que eu entendo realmente e já tenho varias horas de gameplay. Para quem busca uma aventura estilo Zelda em outras plataformas, Darksiders é uma boa proposta, vale lembrar que existem outros jogos que oferecem o mesmo porem, aparentemente apenas Darksiders deu certo nessa receita (inclusive o II sai ano que vem). Alem do que foi citado a cima, Darksiders ainda dispoem de um sistema de “monstros” que você acaba usando para voar e cavalgar e inclusive tem um sistema de upgrades de vida juntando peças de caveira, alem de um sistema de upgrades de arma, deixando o jogo com bastante material apesar de ser um jogo bem curto, vale a pena conferir for sure!

0 comentários:

Postar um comentário