segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dark Souls Review!


Vou começar pelo começo! (HÁA) Fiz uma pré compra em setembro, eu estava muito  entusiasmado com o que a From Software tinha prometido: cenários onde você anda de horizonte à horizonte, muito mais armas do que Demons Souls e muitas e muitas mortes. Essa última é a que mais entrega dúvidas na hora de comprar um jogo assim (falaremos adiante sobre o caso).
Teve a greve dos correios e tudo mais, que acarretou no atraso da minha entrega e tal, mas chegou são e salvo em minhas mãos... ( na verdade chegou na casa da minha namorada, ela que comprou o jogo pra mim :X  ). Então vamos lá:
Vejo muita gente perguntando por aí sobre o nível de  dificuldade, se é frustrante ou desafiador, e por isso decidí dar início a este post!
Realmente assusta toda aquela propaganda de “Prepare to Die”, eu ficava pensando “por que diabos vou comprar um jogo que eu sei que vou morrer muito, me irritar a ponto de querer quebrar o controle e ainda por cima ficar extremamente frustrado por comprar um jogo que não vou conseguir chegar até o fim?” Bom, eu tomei coragem e não me arrependí até agora, estou com umas 25 horas de jogo por enquanto, e acho que já é o suficiente pra ter uma opinião formada sobre ele!
Com certeza a coisa ficou bonita!
Primeiramente vou falar sobre os gráficos, eu particularmente, sempre analiso a imagem antes de qualquer coisa, mas nunca um jogo deixa de me despertar interesse só porque tem gráficos meia boca. Em Darksouls os gráficos são legais, as texturas estão ótimas mas a questão é que o mundo é tão grande e explorável, que a equipe que desenvolveu o jogo não pode deixá-lo melhor do que está, caso contrário seria muito pesado e demorado eu acho... Ok rapazes, estão perdoados por isso.
Já a engine poderia ser melhorada, temos um bug onde uma galera anda reclamando, que é o delay quando você se defende de um golpe e tenta dar um contra golpe e voltar a se defender, é como se tivesse uma pilha e o seu comando não foi processado na hora em que você apertou o botão entende? Eu não sofrí muito com isso (sofrí um pouco só), mas a coisa irrita, talvez seja de propósito né? Se tratando do “jogo mais difícil da geração”. E outra coisa que os players reclamaram é o fato de que quando os corpos dos inimigos estão no chão, eles se transformam em maria-mole, sabe aquele doce? Pois é, quando você passa por cima de um corpo, ele é arrastado se debatendo no chão como gelatina, uma coisa bem bizarra de se ver. MAAAS ninguém reclama quando isso acontece com os Locusts mortos em Gears of War né? Bando de hipócritas!!! (hahah peguei pesado mesmo!)
Agora vamos passar para as mortes, a dor, o sofrimento, a angústia, a frustração, etc,etc...
Atenção aos spoillers, nada que vá destruir a sua expectativa, apenas coisas óbvias iniciais, mas ainda sim spoillers.

Depois escolher a classe do personagem, que é assunto pra outro post, escolhemos um item presente, esse item é uma ajuda inicial, tem uma lista deles e você escolhe um para começar, vão de poções de cura à binóculos para  enxergar a longas distâncias...
Uma coisa que vale a pena deixar claro aqui pra quem vai começar é que a escolha da classe não vai interferir futuramente no jogo, não existe itens expecíficos de classe, por exemplo uma armadura que só pode ser usada por gueirreiros ou adagas só para ladinos. Todos podem usar tudo. A questão da escolha de classe é mais para definir como o seu personagem vai ser no início de tudo, depois você pode moldá-lo da maneira que achar melhor. Moral da história: Pode começar com um guerreiro e depois sair aprendendo magias e virar um Gandalf da vida, ou sair de Clérigo para logo depois colocar tudo em força e começar a usar um great master axe of destruction and fodelation (se existisse um desses eu ia querer...).
E agora, o início de Dark Souls, onde começamos, quem somos e pra onde vamos...

Tudo começa em Undead Asylum, uma espécie de prisão a qual você acaba saindo, mas antes,  praticamente sem experiência alguma deve enfrentar o Asylum Demon, um pusta demônio gordão que vai te fazer cair na real de como o jogo vai funcionar dalí pra frente...
Uma dica: não pare para descansar durante uma luta...
Esses chefes overpower são muito difíceis mesmo de descer o braço e vencer logo na primeira vez. Requer paciência seguida de prática, nenhum é impossível. Pelo menos não apareceu um desse nível até agora... Mas sim, é difícil pra porra!
A coisa fica engraçada é quando você chuta a bunda de um boss, grita, comemora e fica muito feliz porque é muito gratificante a vitória em cima desses caras, mas logo em seguida vira uma esquina e se depara com 5 cinco esqueletinhos que praticamente te partem ao meio em segundos... AHHHH ISSO IRRITA MMUUUUITOOOOOOO!!

Uma cena clássica de "empacotamento" em Dark Souls
Daí você, jovem padawan, me pergunta: “Mas por que isso acontece?” ... O jogo mantém a dificuldade constante, mesmo tendo um nível alto, e derrotado o chefão local, ainda assim, se você baixar a guarda, os inimigos continuam a causar quantidades exorbitantes de dano, e as poções se vão rapidamente como um guaraná! Então tome nota caro aprendiz: NUNCA baixe a guarda, fique sempre atento mesmo que a luta seja um mano à mano com um monstrinho dos mais chinfrins, e se se um grupo com mais de 2 criaturas vier com sangue no olho pro seu lado, não exite em recuar um pouco e pegar um de cada vez. Não existe honra por aqui, apenas vitória e mortes despresíveis.
Falando em mortes, vamos conversar sobre os save points em Dark Souls, ah sim... As fogueiras... O único lugar em que você se sente seguro por aqui... E também sobre os esquema das almas coletadas.
O único lugar seguro por aqui...
Quando você morre, altomaticamente  é teleportado para o save point, a Bonfire. Aqui você enche seus frascos de poção e pode subir de level. Que maravilha! Só tem um probleminha: TODOS os monstros que você matou até agora voltam à vida pra te atazanar de novo! Exceto os chefes claro... Mas mesmo assim, é muita sacanagem! Imagine que passou poucas e boas pra chegar em certo ponto do mapa e morre, daí você vai voltar para a Bonfire e ter que fazer todo o percurso denovo, matando todo mundo de novo, isso sem contar que você perde todas as almas que coletou até o ponto da morte a não ser que volte e resgate elas onde morreu, mas se morrer no caminho antes de tomá-las de volta, daí meu camarada, perdeu de vez e vai ter que começar a juntar tudo de novo partindo do zero...
As almas, por sua vez, funcionam da seguinte forma: Você mata um monstro e absorve as almas que ele carregava, essas almas nada mais são do que pontos para você subir de nível, comprar armas, armaduras, magias, etc... Também são usadas combinadas à outros itens para fazer upgrade no seu armamento.
Para subir de level você deve ir até a fogueira mais próxima e lá pode “pagar” com almas por pontos para distribuir nos seus stats e assim vai subindo de nível quando quiser e puder pagar.

O que deixa Dark Souls difícil, é o fato de que todos os inimigos podem te matar a qualquer momento do jogo, não importando o seu nível ou quanto tempo você joga, ele requer mais da sua habilidade como jogador, faz você vencer muitas e muitas vezes mais de formas extratégicas do que simplesmente batendo, isso inclui até mesmo apunhalar gente pelas costas, enfiar dedo no olho, coisa suja de verdade. Pra conseguir vencer o primeiro Black Knight eu tive que subir em cima de uma casa que ele não conseguia me alcançar e fiquei jogando bola de fogo de lá. Do contrário, eu teria demorado muito mais pra passar por ele. Mas não se iluda que por isso a I.A. é fraca, muito pelo contrário, todo o pessoalzinho desse mundo infame é muito esperto, recuam quando podem pra tomar poção, alguns difícilmente baixam o escudo pra não levar porrada na cabeça e alguns quando conseguem te pegar pelas costas (no sentido de batalha e porradaria de macho claro!) muitas vezes a morte é certa. Outros sobem escadas para te perseguir, e tem ainda aqueles malditos snipers que estão estratégicamente posicionados pra dar muita dor de cabeça e impedir que alguém avance.
O cenário foi muito bem arquitetado, mas muito mesmo, tanto nesse sentido de posicionamento dos inimigos quanto no sentido de exploração, Dark Souls é aquele jogo em que você olha pra frente e tem noção do lugar para onde está indo e do caminho que vai ter que percorrer, e quando olhar para trás pode ver todo o percurso que fez pra chegar ao ponto em que está agora.
Sim amigão... Você estava lá a duas horas atrás...

O cidadão de branco à esquerda ajudando o nobre rapaz a matar ratos. 
E o sistema multiplayer? 

Esse aí deixa o jogo mais interessante. Você precisa saber que é um morto-vivo desde o início e eu não mencionei até agora porque é muita coisa pra falar... Mas enfim, ao longo do jogo são adquiridos pontos de Humanity, que tem algumas funções importantes dentre elas poder voltar à sua forma humana e assim conseguir invocar outros fantasmas para o seu mundo (WTF!?), eles por sua vez são outros

Black Phantom aguardando o andarilho descuidado...
jogadores que deixaram uma espécie de selo no chão o qual você usa para fazer uma “chamada”. Eles irão desempenhar um papel importante no seu jogo como ajudar a derrotar um chefe, passar por partes complicadas que estão infestadas de monstros, explorar o mapa e coletar itens. Você também pode deixar um selo desses no chão por aí e aguardar que alguém te chame para outro mundo, essa é uma maneira legal de melhorar suas habilidades como jogador e ainda coletar Humanity. Esse é o lado bom da coisa, temos o lado ruim, que são os Black Phantoms, esses são jogadores que invadem o seu mundo unicamente para te atazanar a vida e te atrapalhar, eu infelizmente (ou seria felizmente?) não fui invadido ainda para poder explicar melhor como funciona essa parte. Vale lembrar que você também pode invadir o mundo de outros players dessa maneira. O que eu sinto falta é um sistema simples em que eu possa invocar um player conhecido, alguém de uma lista de amigos por exemplo, e não existe um sistema de conversa com os outros jogadores, apenas sinais. Mas quem sabe sai um patch logo né? Eu estou torcendo por isso... Falei que você perde Humanity ao morrer também ? Pois é...
Agora por último: A dificuldade infernal.
Vamos começar pelo fato de que não o cara mais paciente do mundo, e que me enjôo fácil de jogos quando não me prendem atenção de alguma forma.
Notei que sou muito mais paciente do que imaginava jogando, e com o tempo você acaba ficando um cara bom nos controles e estratégia, como mencionei anteriormente, Dark Souls testa suas habilidades como jogador mesmo, fazendo você tentar passar pelos obstáculos de diversas formas seguidas uma atrás da outra de mortes idiotas por descuido ou por aquelas épicas em que fazemos valer até o último ponto de HP. E quando você consegue passar por isso, você fica realmente feliz com a situação! Aquele sentimento de serviço bem feito, sem contar que matar aquele cara que humilhou mais de dez vezes seguidas sem esforço é extremamente gratificante! (geralmente eu grito e dou risada da cara daqueles bosses filhos da **** !!)
É difícil? É. Mas o que torna mais difícil não é o alto HP do chefão, a habilidade sobrenatural do Black Knight ou a falta de poções. E sim o clima tenso e aquela pressão constante do “será que consigo avançar um pouco mais sem morrer?”. É isso que faz você se desmotivar muitas vezes, mas a raiva não permite que você desista de tentar mais uma vez, e outra, e mais uma! Até conseguir! E daí que entra a sensação de recompensa que falei antes...
Conforme você vai “ficando bom” no jogo, consegue avançar com mais facilidade as partes que já visitou antes, e por isso muitas vezes o egocentrismo toma conta e um bicho muito ralé acaba te matando devido ao seu  descuido. Você se sente desafiado a todo momento, é isso que tem mantém com o controle na mão tentando matar o chefão pela 10ª tentativa consecutiva.
Rumo às 12 Casas do Zodíaco!

Só quero deixar claro aqui que você não deve deixar de comprar Dark Souls porque acha que não vai aproveitar ele devido a dificuldade, eu pensava isso e quase deixei de comprar essa masterpiece dos jogos modernos que dizem ser o jogo mais difícil da geração, sendo que alguns ainda arriscam dizer que a From Software vai ganhar o prêmio de jogo do ano... Daí já não sei... É ver para crer!
Bom pessoal, essas são as minhas impressões sobre o jogo por enquanto. Com o tempo posso ir atualizando aqui, e ainda vou fazer um post descrevendo as classes e os itens iniciais para direcionar melhor quem está começando agora...

Pra quem está jogando: Qual boss/miniboss ou até mesmo monstro normal te deu mais trabalho até agora ?

Eu sofrí bastante nas mãos dos Basilisks em Dephts, inclusive no meu save atual, fui amaldiçoado pela 3ª ou 4ª vez e estou juntando almas pra me livrar disso! Haha #noobfeelings

4 comentários:

Bela matéria sobre esse game!
Ass: pessoa desconhecida que não é amigo do autor do blog, eu juro.

Que bom que curtiu Guilherme, e se tu diz que é um desconhecido quem somos nós pra dizer que te conhecemos? audasudhduasdsahdud

esse jogo nem deve se irritante de morre a qualquer hora e enfrenta os bixo tudo denovo!!

O cara tem que ser meio Buda pra levar de boa...

Postar um comentário